top of page

Formação Continuada de Professores da Educação Infantil num Enfoque CTS

Tese Najela.png
Créditos de Imagem: Letícia Król

Nájela Tavares Ujiie

Orientadora: Nilcéia Ap. Maciel Pinheiro

UTFPR/PPGECT

SOBRE O SITE

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM ENFOQUE CTS

Esse site é uma produção técnica oriunda da tese de mesmo título. Tem por prerrogativa socializar o portfólio coletivo da formação continuada de cunho CTS efetivada, que teve por base a documentação pedagógica: acompanhamento, análise e síntese. Direciona-se a pessoas implicadas com a seara da Educação, especialmente interessadas pelas temáticas: formação de professores, educação infantil e ensino de ciências.

Sobre o Site

Quem Somos

foto Najela.png
Nájela Tavares Ujiie

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia. Mestre em Educação (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interinstitucional “Práxis Educativa Infantil: Saberes e Fazeres da/na Educação Infantil” (GEPPEI) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculados ao CNPq.

Foto Nilceia.png
Nilcéia Ap. Maciel Pinheiro

Orientadora da Tese. Licenciada em Matemática.  Mestre em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). nilceia@utfpr.edu.br

Quem Somos

 Design Metodológico  da Pesquisa

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

•A documentação pedagógica é instrumento metodológico e respaldo teórico, processo e conteúdo, que se constitui e materializa pelos passos da formação/pesquisa ou pesquisa/formação.

•Na esfera da documentação pedagógica as linguagens são multiplicadas e ampliadas, constituem-se novas formas de registro, de refletir a educação e a formação, tanto por parte dos professores consolidados, como por parte do professor formador articulador de aprendizagens diversas.

Documentação Pedagógica como Ciclo Investigativo
Documentação_Pedagógica_como_ciclo_inves

•Pinazza e Fochi (2018) conceituam a documentação pedagógica como um ciclo investigativo virtuoso, que se fundamenta nos preceitos da educação democrática, bem como se implica com a qualidade das experiências de aprendizagem e com os atores e autores educacionais.

•Os fios que tecem a documentação pedagógica conceitualmente ganham nuanças peculiares ao serem tramados com dados de pesquisa empírica, questões-problema, levantamento e coleta de dados, mas também análise coletiva e interpretativa promissora à reformulação de novas perguntas, composição de planejamentos e projetos futuros.

FORMAÇÃO / PESQUISA
OU
PESQUISA / FORMAÇÃO

•A configuração da formação continuada de professores num enfoque CTS tem alinhamento com a atualização teórico-metodológica na perspectiva da interdisciplinaridade,  da educação integral, da autonomia, dos direitos humanos, das relações étnico-raciais, da apreensão da ciência, do domínio tecnológico e da sustentabilidade ambiental, em prol da alfabetização científica e tecnológica de educadores e educandos.

•A pesquisa-ação promove a fusão metateórica da teoria com a prática, da reflexão com a ação, do professor com o pesquisador, na fecundação e nascimento de seus resultados.

Formação Continuada = Pesquisa-ação.jpg

•A formação pesquisa ou pesquisa/formação tem a dimensão participante e colaborativa como elemento estrutural de sua ação. Assim, a construção do processo ocorre de modo dialógico, ao passo que todos os envolvidos terão voz e vez, ao longo de suas três fases:

-1. Diagnóstico Inicial e Formação teórico-prática,

-2. Elaboração teórico-prática, e,

-3. Validação

MODELO DA FORMAÇÃO / PESQUISA
OU PESQUISA / FORMAÇÃO
Modelo_de_Pesquisa_-_Formação.jpg

•A configuração cunhada e apresentada na figura tem por prerrogativa expressar uma cadência flexível e cíclica da educação e do processo ensino-aprendizagem, sendo composta por três fases complementares, num contínuo de pesquisa/formação - formação/pesquisa, que encerra ação formativa e educativa ao mesmo tempo, além de ser permeada pela documentação pedagógica.

FASE 1
FASE 2
FASE 3
Desing Metodológico
Documentação Pedagógica
Formação / Pesquisa
Modelo da Formação / Pesquisa
Fase 1
Fase 2
Fase 3

PONDERAÇÕES

  • É recente a inserção do enfoque CTS na formação de professores; no entanto a partir de nossa pesquisa/formação, com foco na formação continuada de professores da educação infantil, podemos afirmar que esta aplicação é importante e fecunda em bons resultados.

 

  • A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e a porta de entrada da criança para construção de aprendizagens sistematizadas. É nos primeiros anos de escolaridade que a criança desenvolve a capacidade de compreensão da realidade, constrói um repertório de imagens, fatos e noções elementares, para nutrir a aprendizagem de conceitos científicos em etapas posteriores. A aplicabilidade do enfoque e da abordagem CTS desde a mais tenra idade é pertinente e promissora.

 

  • O site cumpre o propósito de socializar a documentação pedagógica oriunda da pesquisa, ao passo que esperamos ensejar outras pesquisas na área.

Ponderações
Referências

REFERÊNCIAS

•ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 10. ed. Campinas-SP: Papirus, 2010, p. 55-69.

•ARCE, Alessandra; SILVA, Debora A. S. M.; VAROTTO, Michele. Ensinando ciência na educação infantil. Campinas-SP: Átomo & Alínea, 2011.

•BAZZO, Walter A.; PALACIOS, Eduardo Marino García; GALBARTE, Juan Carlos González et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003.

•CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

•CASTRO, Denise Leal de; NASCIMENTO, Angelica Rangel do. Ensino de Ciências na Educação Infantil e a abordagem CTS: um projeto desenvolvido num espaço de Educação Infantil – RJ. In: Indagatio Didactica,  Universidade de Aveiro, Portugal, v. 8, n.1, julho 2016, p. 1400-1410.

•CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

•DAMASCENO, Marissol Aparecida Grigio; UJIIE, Nájela Tavares; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Enfoque CTS e Metodologia Ativa em sala de aula: Projeto Educativo – Sorria, Não Tenha Medo do Ataque dos Monstrinhos. In: Trilhas Pedagógicas, v. 9, n. 9, ago. 2019, p. 156-165

•FARIA, Vitoria Lídia Barreto de; SALLES, Fátima. Currículo na educação infantil: diálogos com os demais elementos da proposta pedagógica. 2. ed. São Paulo: Ática, 2012.

•FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Pesquisa em Educação: a pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. São Paulo: Edições Loyola, 2018, p. 15-24.

•FRANKENTHAL, Rafaela. Entenda a Escala Likert e como aplicá-la em sua pesquisa. In: MindMiners Blog. Publicado em: 24 de maio de 2017. Disponível em: Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

•FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

•IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 77).

•IMBERNÓN, Francisco.  Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

•IMBERNÓN, Francisco.  Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

•JUNGES, Kelen dos Santos. A pesquisa-ação numa dimensão formativa: ponderações teóricas e práticas. In: SILVA, Eliane Paganini da; CAMARGO-SILVA, Sandra Salete (Orgs.). Metodologia da pesquisa científica em educação: dos desafios emergentes a resultados iminentes. Curitiba-PR: Íthala, 2016, p. 128-143.

•MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Documentação pedagógica. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2017.

•OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2017, p. 19-54.

•PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sérgio. Documentação pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. In: Revista Linhas. Florianópolis-SC, v. 19, n. 40, maio/ago. 2018, p. 184-199.

•RODRIGUES, Maria José; VIEIRA, Rui Marques. Educação em ciências no pré-escolar: formação continuada de educadores. In: Actas VII Seminário Ibérico/III Seminário Iberoamericano: CTS no Ensino das Ciências. Madri: IES “San Isidro”, 28 a 30 de setembro de 2012, p. 1-7. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/9127>.

•UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores em contexto na Educação Infantil: aportes e nuances em destaque In: Anais XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba-PR: Champagnat, v.13, 2017, p. 2861-2973.

•UJIIE, Nájela Tavares; PINHEIRO, Nilcéia Ap. Maciel. Articulação entre enfoque CTS e a educação da infância: reflexões e conjecturas. In: Reflexões em Ensino de Ciências. 1. ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2018, v.4, p. 49-62.

Contato

Entre em contato

Telefone:

Tel: (42) 3521-9100

Endereço

Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória - Colegiado de Pedagogia
A/C Najela Tavares Ujiie
Praça Coronel Amazonas s/n
Centro, União da Vitória-PR, 84600-185

Os seus dados foram enviados com sucesso!

bottom of page